Frio, Água e Felinos

Qual é a relação prejudicial entre eles?

Os gatos tem sempre um probleminha com água. Não é medo dela, nem aquela famosa frase: Gato escaldado tem medo de água fria.

Os felinos muitas vezes gostam de água, gostam de tomar banho.

O problema é com beber a água. Essa ingestão em menor quantidade do que a adequada pode acarretar em problemas urinários. Alguns deles podemos assemelhar aos nossos: a curto prazo: infecções urinárias. A longo prazo: insuficiência renal precoce.
Além dessa relação com os problemas urinários que nós podemos ter, observamos pedras na bexiga e um probleminha bem peculiar aos gatos, o PLUG. Esse termo é utilizado quando uma obstrução urinária é feita por tecidos do organismo do felino e não pela pedra.
Qualquer tipo de obstrução é EMERGÊNCIA VETERINÁRIA. O animal não pode ficar dias sem urinar.

Aí é que chegamos na questão do frio. 

No inverno, nesses dias mais frios, observamos que os gatos ficam mais letárgicos, bebem menos água, se manifestam menos no ambiente, porém, continuam precisando de água.
E além disso, observamos que o animal procura menos a caixa de areia dele o que faz com que a urina permaneça por mais tempo na bexiga, aumentando a chance daqueles problemas urinários já citados.

Portanto, devemos observar muito bem como, quando e quanto de água os gatos estão bebendo, assim, minimizamos as chances dos problemas e evitamos uma degeneração precoce do organismo do indivíduo.

Claro que a consulta ao veterinário para saber quanto de água seu animal deve beber, se ele está bem hidratado, se há algum problema é muito bom!!! Lembrando sempre de perguntar se a ração que vc está comprando e dando a ele é de boa qualidade ou adequada.

Quanto antes identificarmos qualquer tipo de problema, menor será o risco de seqüela ou da perda de vida do animal.

Gatos não são cães, precisam de uma atenção e um olhar bem aguçado para identificar os problemas!

FIQUE SEMPRE ATENTO!


Comentários

  1. Olá boa Tarde, meu nome é Euda, eu faço a parte comercial virtual pela Imagin. Gostaria de saber se posso postar algumas de suas matérias em meu blog, claro que sempre colocarei a fonte de origem da matéria. meu e-mail é imaginpetvideo@hotmail.com. Aguardo contato!!!

    Desde já agradeço!!

    Euda M. Moraes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cão está com febre? Mas Por quê?

Idosos

Páscoa e chocolate